Alimentação Saudável: qual é o melhor modelo afinal?

Atualmente, falar em alimentação saudável tornou-se um assunto maçante! As redes sociais, tão presente na vida de todos, possui páginas dedicadas ao assunto, os canais de televisão investem em programas exclusivos sobre o assunto, editoras para vender a informação impressa, investem em revistas segmentadas no assunto e temos ainda as famosas blogueiras “especialistas” no assunto!

Quem acompanha tudo isso não consegue mais processar tanta informação! A cada momento aparece um vilão ou um herói da alimentação, aparece a “dieta da vez”! É muito cansativo e até perigoso.
Ficou complicado para nós, profissionais da área da Medicina Preventiva e Nutrologia, administrar tantas questões, argumentos e modismos.
Sinceramente acho que é muito importante entender que cada pessoa é um ser único. O que é bom para você, pode não ser bom para outra pessoa. São diversos fatores que podem interferir na sua saúde através dos alimentos. Identificar esta individualidade é a chave para levar uma vida plena e saudável.

Exemplo de fatores que influenciam a absorção e metabolização dos alimentos:

• Idade;
• Origem;
• Fatores genéticos;
• Sexo;
• Flora intestinal;
• Enzimas digestivas, etc..
Identificar a diferença entre o que eu como e o que realmente é absorvido e metabolizado pela célula, seria a chave dessa individualidade.

Esta carência não explícita (não aparente) de um ou mais micronutrientes no organismo, seria atualmente identificada como o problema nutricional mais prevalente no mundo. Neste estado, os estoques de vitaminas e minerais diminuem silenciosamente, não apresentando sinais e nem sintomas que só ficam evidentes quando o estágio mais grave da deficiência está instalado.

Atualmente, com a tecnologia moderna de alguns exames, conseguimos identificar estas carências não explicitas e identificar possíveis erros metabólicos e nutricionais e corrigi-los.

O caminho é justamente personalizar o plano alimentar para se obter o máximo de benefícios dos alimentos. Saber detectar o que faz bem e o que faz mal para o seu organismo de forma exclusiva. Esse é o caminho.

Homepage: www.healthy.com.br
E-mail: doutor@healthy.com.br
Dr Antonio Pacileo – Especialista em Nutrologia e Metabolismo RQE: 26633
Especialista em Ginecologia RQE: 37103
Medicina esportiva

Publicações Recentes