Alimentos Reguladores
Os Alimentos Reguladores são os que fornecem sais minerais, vitaminas e fibras em maior proporção em sua composição química.
Vejamos quais seriam suas funções:
Vitaminas: são componentes dos alimentos responsáveis pelo bom funcionamento da visão, auxiliam na defesa do organismo contra infecções, colaboram na absorção e utilização de sais minerais, na proteção da pele, atuam no metabolismo.
Vitamina A: mantém a normalidade da visão, integridade da pele e mucosas, crescimento, resistência da estrutura dentária.
Vitamina B: atuam no metabolismo das gorduras, proteínas e formação sanguínea.
Vitamina K: indispensável na coagulação sanguínea.
Vitamina E: prevenção de abortos, absorção da vitamina A, proteção dos glóbulos vermelhos, função antioxidante.
Vitamina C: auxilia na construção dos ossos, cartilagens, dentes, cicatrização de ferimentos e ameniza os sintomas de gripes e resfriados.
Vitamina D: atua na absorção do cálcio e fósforo, perfeita calcificação dos ossos e dentes.
Principais fontes de vitaminas: legumes, verduras, frutas e vísceras.
Sais Minerais: São nutrientes essenciais, pois participam na formação de tecidos, ajudam as vitaminas no processo de organização das funções do organismo, contribuem para o funcionamento das glândulas, regulam o ritmo das funções do organismo, participam na digestão dos alimentos e na sua absorção, e também na contração muscular.
Cálcio: indispensável na formação de ossos e dentes, coagulação do sangue, contração muscular, transmissão de impulsos nervosos, ativação de enzimas.
Iodo: é essencial para o bom funcionamento da glândula tireóide e na formação de hormônios.
Ferro: atua na formação da hemoglobina, no transporte do oxigênio para as células.
Fósforo: é indispensável na formação de ossos e dentes, juntamente ao cálcio, absorção do açúcar, metabolismo de proteínas, gorduras e hidrato de carbono.
Potássio: essencial na manutenção do líquido intracelular, ajuda na contração muscular.
Flúor: atua na resistência dos dentes e é indicado como medicamento na prevenção de cáries dentárias.
Sódio: Possui as mesmas funções do potássio.
Principais fontes de sais minerais: frutas, verduras, legumes.
Fibras: Corresponde ao resíduo dos vegetais, ou seja, a parte dos alimentos de origem vegetal que não é digerida ou metabolizada, suas principais funções são: o aumento do bolo fecal, o que previne a constipação e suas conseqüências; nos dar saciedade; e a capacidade de reduzir sensivelmente a assimilação de gorduras e carboidratos; esses dois fatos citados, são importantes para ajudar no tratamento da obesidade.
As fibras também retiram os excessos de toxinas para o intestino, sendo indicado o aumento do seu consumo nos tratamentos de celulite, colesterol e triglicérides altos.
Os Alimentos Reguladores conservam e fortalecem o sistema imunológico, regula a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Principais fontes | |
Verduras | alface, escarola, agrião, couve, outros |
Legumes | abobrinha, chuchu, cenoura, pepino, outros |
Frutas | mamão, laranja, abacaxi, melão, tomate, abacate, outros |
Obs.: alguns cereais, podem ajudar no bom funcionamento dos intestinos |