Clínica Healthy

Alimentos Reguladores

Os Alimentos Reguladores são os que fornecem sais minerais, vitaminas e fibras em maior proporção em sua composição química.

Vejamos quais seriam suas funções:

Vitaminas: são componentes dos alimentos responsáveis pelo bom funcionamento da visão, auxiliam na defesa do organismo contra infecções, colaboram na absorção e utilização de sais minerais, na proteção da pele, atuam no metabolismo.

Vitamina A: mantém a normalidade da visão, integridade da pele e mucosas, crescimento, resistência da estrutura dentária.

Vitamina B: atuam no metabolismo das gorduras, proteínas e formação sanguínea.

Vitamina K: indispensável na coagulação sanguínea.

Vitamina E: prevenção de abortos, absorção da vitamina A, proteção dos glóbulos vermelhos, função antioxidante.

Vitamina C: auxilia na construção dos ossos, cartilagens, dentes, cicatrização de ferimentos e ameniza os sintomas de gripes e resfriados.

Vitamina D: atua na absorção do cálcio e fósforo, perfeita calcificação dos ossos e dentes.

Principais fontes de vitaminas: legumes, verduras, frutas e vísceras.

Sais Minerais: São nutrientes essenciais, pois participam na formação de tecidos, ajudam as vitaminas no processo de organização das funções do organismo, contribuem para o funcionamento das glândulas, regulam o ritmo das funções do organismo, participam na digestão dos alimentos e na sua absorção, e também na contração muscular.

Cálcio: indispensável na formação de ossos e dentes, coagulação do sangue, contração muscular, transmissão de impulsos nervosos, ativação de enzimas.

Iodo: é essencial para o bom funcionamento da glândula tireóide e na formação de hormônios.

Ferro: atua na formação da hemoglobina, no transporte do oxigênio para as células.

Fósforo: é indispensável na formação de ossos e dentes, juntamente ao cálcio, absorção do açúcar, metabolismo de proteínas, gorduras e hidrato de carbono.

Potássio: essencial na manutenção do líquido intracelular, ajuda na contração muscular.

Flúor: atua na resistência dos dentes e é indicado como medicamento na prevenção de cáries dentárias.

Sódio: Possui as mesmas funções do potássio.

Principais fontes de sais minerais: frutas, verduras, legumes.

Fibras: Corresponde ao resíduo dos vegetais, ou seja, a parte dos alimentos de origem vegetal que não é digerida ou metabolizada, suas principais funções são: o aumento do bolo fecal, o que previne a constipação e suas conseqüências; nos dar saciedade; e a capacidade de reduzir sensivelmente a assimilação de gorduras e carboidratos; esses dois fatos citados, são importantes para ajudar no tratamento da obesidade.

As fibras também retiram os excessos de toxinas para o intestino, sendo indicado o aumento do seu consumo nos tratamentos de celulite, colesterol e triglicérides altos.

Os Alimentos Reguladores conservam e fortalecem o sistema imunológico, regula a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.

Principais fontes
Verduras alface, escarola, agrião, couve, outros
Legumes abobrinha, chuchu, cenoura, pepino, outros
Frutas mamão, laranja, abacaxi, melão, tomate, abacate, outros
Obs.: alguns cereais, podem ajudar no bom funcionamento dos intestinos

Tags

 

Comments are closed.