Artrite

A palavra artrite significa inflamação das articulações; entretanto, freqüentemente é utilizada para denominar mais de cem doenças reumáticas. Essas doenças não só afetam as articulações; também acometem outros tecidos conectivos que formam as estruturas de suporte do organismo: músculos, tendões e ligamentos, bem como as membranas protetoras que recobrem órgãos internos.

Cada uma dessas doenças tem diferentes causas, prognósticos e possibilidades de recuperação. Uma das mais comuns é a artrite reumatóide, a forma mais complexa das doenças reumáticas e aquela que maiores danos produz nas articulações, principalmente da mão.

Outra doença reumática é a artrose, que afeta a cartilagem dos joelhos, das cadeiras e da coluna vertebral. Outras doenças reumáticas que provocam artrite são a esclerodermia, a síndrome de Sjögren, a síndrome de Reiter, a polimialgia reumática, a gota, a espondilite anquilosante, o lupus eritematoso sistêmico e a doença de Lyme.

Sintomas

Os sintomas gerais das doenças reumáticas mudam muito, dependendo da pessoa e do tipo de doença: podem apresentar dor leve ou até endurecimento, inflamação e incapacidade. Somam-se aos sintomas característicos da inflamação das articulações aqueles específicos de cada doença em particular.

Fonte: The Merck Manual of Medical Information – Home Edition
Publicações Recomendadas