Hipotiroidismo

É uma moléstia produzida quando a quantidade de hormônio tireóide gerado pela glândula tireóides é insuficiente, por causa de um funcionamento anormal.

Causas

A causa principal dessa produção reduzida de hormônio é denominada tireóides de Hashimoto, que destrói gradativamente as regiões funcionais da glândula, devido ao aumento do seu tamanho. O hipotireoidismo também pode ser produzido pelos tratamentos ministrados para hipertireoidismo com iodo radiativo ou cirurgia. Outras causas que apresentam uma incidência menor são a carência crônica de iodo na dieta ou as anomalias enzimáticas hereditárias que interferem na produção do hormônio.

Sintomas

Os sintomas podem ser confundidos com depressão, pois são graduais e leves. Aparecem com cansaço geral, ronquidão, dicção lenta, face e olhos inflamados, pálpebras abaixadas. A pele fica seca, com escamas e áspera. Os cabelos enfraquecem e ficam secos. Ocorrem aumentos não justificados de peso, intolerância ao frio e obstipação.

Também aparece carotenemia (aspecto alaranjado) nas palmas das mãos e plantas dos pés, o pulso fica lento e, em certos casos, pode-se desenvolver a síndrome do túnel carpiano, que afeta as mãos, com dor e formigamento. Quando não for tratado, o hipotireoidismo pode gerar anemia, insuficiência cardíaca e, nos casos graves, sofrer uma série de complicações que podem evoluir ao óbito.

Fonte: The Merck Manual of Medical Information – Home Edition
Publicações Recomendadas