Incidência e mortalidade por câncer em 2015: taxas globais, nacionais e locais

No ano passado, foram diagnosticados mais de 17 milhões de novos casos de câncer, e o câncer correspondeu a quase 9 milhões de mortes em todo o mundo, de acordo com os dados mais recentes do Global Burden of DiseaseCancer Collaboration.

Publicados nesta semana no JAMA Oncology, os números mostram que a incidência de câncer aumentou em 33% entre 2005 e 2015. Contudo, mais de 12% deste aumento foram atribuídos ao crescimento populacional e outros 16,4% foram atribuídos ao envelhecimento da população. Cerca de 4% foram atribuídos a aumentos nas taxas de incidência específicas para a idade.

Os cânceres de traqueia, brônquios e pulmão (TBP) foram os que mais mataram, correspondendo a 1,7 milhão das mortes. Apesar de o câncer de próstata ter sido a malignidade mais comum em homens, os cânceres TBP continuaram a ser os mais letais. Em mulheres, o câncer de mama é a causa mais comum de câncer e também a principal causa de morte.

Mas nem tudo são más notícias. As taxas de mortalidade por câncer, padronizadas pela idade para todos os cânceres combinados, caiu nos últimos dez anos em 140 dos 195 territórios estudados.

Os autores dizem que os dados indicam ser possível crescer na guerra contra o câncer, mas as medidas preventivas devem ser fortalecidas.

Fonte: Univadis

Publicações Recomendadas