Minerais

Há quase duzentos anos, um homem teve sua casa apedrejada na Alemanha.

Sua ousadia foi afirmar, pela primeira vez, que os distúrbios físicos, emocionais e mentais da era moderna eram causados pela Revolução Industrial. Ele era o médico e cientista Samuel Hahnemann, pai da homeopatia.

Samuel descobriu que diversos tipos de doenças tinham uma causa em comum: certas substâncias químicas (minerais como o chumbo, alumínio, arsênico etc.) estavam em excesso no organismo humano.

A falta de minerais essenciais ou excesso de minerais tóxicos estão associados a fadiga, stress, artrite, diabetes, depressão, osteoporose, agressividade, irritabilidade, dores musculares, disfunções relacionadas ao colesterol, processos irregulares de envelhecimento (radicais livres), complicações do aparelho digestivo (como a má absorção dos alimentos), hipertensão e uma série de problemas do organismo.

Os minerais são essenciais para nossas funções metabólicas incontáveis em todas as fases do processo de vida.

Há muitos fatores para levarmos em conta, como:

Dieta Imprópria – alimentos industrializados que contém agrotóxicos e conservantes, álcool e alimentos enlatados que possuem chumbo ocasionando no organismo um desequilíbrio químico. Até mesmo o conteúdo nutriente de uma “dieta saudável” pode ser inadequado dependendo do método que foi produzido.

Stress – físico ou emocional pode reduzir a capacidade de absorção de nutrientes no organismo.

Medicamentos – prescrição de certos medicamentos (diuréticos, antiácidos e aspirina) podem reduzir a absorção dos minerais aumentando os níveis dos metais tóxicos.

Poluição – exposição contínua a uma variedade de fonte de metais tóxicos como a fumaça do cigarro (cádmio), cabelo tingido, óleos hidrogenados (níquel), anti-transpirantes (alumínio), amálgamas dentários (mercúrio e cádmio), panelas de cobre e alumínio e cosméticos. Estes são apenas algumas das centenas fontes que podem contribuir ao desequilíbrio de nutrientes e efeitos metabólicos adversos.

Suplementos nutricionais – utilizando suplementos inadequados ou quantias impróprias, podem produzir muita vitamina e excesso de minerais que contribuem para um desequilíbrio bioquímico global.

Padrões herdados – predisposição para o desequilíbrio de minerais, pode ser herdado das deficiências e excessos dos pais.

Publicações Recomendadas